top of page

[hamburguerias] Contaminação de alimentos: você sabe como evitar?

Atualizado: 30 de jul. de 2018

Um hambúrguer de qualidade vai muito além da aparência! Algumas regras de Boas Práticas de Fabricação devem ser seguidas para evitar a contaminação dos alimentos. Para te ajudar nisso, listamos algumas dicas (regras de ouro) importantes. Confira:

Figura: www.guiadohamburguer.com

1) Procedência da carne: Conheça a procedência da carne que está comprando. Hoje há alguns sites que ajudam a verificar quais as condições do abatedouro, se ele segue as normas de higiene, por exemplo. Muitos fornecedores aplicam injeções de água e produtos químicos para alterar a aparência da carne, fique de olho! O sucesso de um produto final de qualidade é a matéria-prima de qualidade.


2) Contaminação na hora de moer a carne: Você acompanha a moagem da carne do seu hambúrguer? É comum que alguns estabelecimentos utilizem um equipamento para moer diversos tipos de carne, muitas vezes, não higienizando de forma correta o equipamento e contaminando os alimentos que ali passarem. Qualquer porção de alimento que fica parado no equipamento pode virar um reservatório de micro-organismos. Fique atento a esta etapa!


3) Armazenamento adequado da carne: Há algumas regras de refrigeração a serem seguidas. Se for armazenar a carne crua, certifique-se que seu refrigerador esteja a uma temperatura entre 0 a 4ºC. Nesta temperatura o armazenamento pode ser de até 5 dias.

Além disso, o alimento cru não pode entrar em contato com o alimento cozido e os utensílios devem ser muito bem higienizados antes e durante o processo.


Foto tirada por Marco Túlio Leite

4) Oxidação da carne: A coloração da carne é um dos atributos que mais influenciam a compra, sendo a cor avermelhada associada a uma carne de qualidade. A oxidação da carne acontece quando ela fica muito tempo exposta ao ambiente e em temperaturas não adequadas. Assim começa o processo de proliferação de micro-organismos e a putrefação da carne. Mesmo nessas condições, alguns estabelecimentos utilizam essa matéria-prima para não causar desperdícios, colocando em risco a saúde do seu consumidor. Para se ter ideia da gravidade dessa prática, em 2009, uma professora de dança do Minessota – EUA perdeu os movimentos da cintura para baixo após comer um hambúrguer contaminado pela bactéria Escherichia colli, que estava alojada na carne moída.


Foto tirada por Marco Túlio Leite

5) Cuidado com a contaminação cruzada dentro da cozinha: Uma dica legal é manter dentro da área de manipulação um espaço reservado, climatizado a 10ºC para a manipulação da carne. Essa prática ajuda para a redução do crescimento microbiano.






Esteja sempre atento as Boas Práticas de Fabricação e garanta um produto seguro ao seu cliente.


35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page