top of page

7 dicas para reduzir desperdícios na sua empresa

O Sebrae elaborou uma cartilha que ajuda o dono de estabelecimento a enxugar seu negócio e lucrar mais. Listamos aqui as sete dicas para você ficar por dentro! Quer saber mais?


Quando se fala em redução de custos logo vem a cabeça o corte de pessoal e redução de folha de pagamento. Mas, há outras alternativas que tornam possível a otimização de custos sem gerar grandes impactos para a empresa. Muitos empresários não sabem que é possível aumentar o faturamento trabalhando com os gastos da empresa, como matérias primas, insumos e encargos, por exemplo. Se os gastos diminuírem, ainda que o faturamento se mantenha, o lucro aumentará. Pensando nisso, o Sebrae elaborou uma cartilha para ajudar as micro e pequenas empresas a identificar e eliminar gastos desnecessários. Veja as dicas:

1. Elimine defeitos na produção

Defeito é aquilo que resulta em algo problemático e retrabalho. Todo o serviço ou produto defeituoso exige mais custos da empresa devido ao retrabalho. Identifique as possíveis causas para os defeitos e planeje ações para reduzir ao máximo produtos ou serviços defeituosos. Procedimentos Operacionais Padronizados, os POPs, podem ser um aliado nessas ações.

2. Produza só o necessário, quando for preciso, sem exageros

A superprodução pode ser a pior forma de desperdício, pois contribui diretamente para que as demais formas ocorram. O produto ou serviço em excesso é considerado desperdício, afinal, custou tempo e recursos para a sua produção. Uma forma de controlar esse desperdício é padronizar a produção, estabelecer indicadores e implantar ferramentas de controle e gestão na sua produção.

3. Mantenha o estoque no menor nível possível

Quando se compra ou se produz demais, os produtos acabam se acumulando e formam estoques excessivos, os quais podem facilmente ser perdidos por validade, armazenagem inadequada ou qualquer outro motivo. Preste atenção no desequilíbrio da sua produção, planeje as compras e evite os estoques exagerados.

4. Evite a espera desnecessária

O tempo que as pessoas ou os equipamentos ficam desnecessariamente ociosos ou são obrigados a esperar pela próxima ação é considerado desperdício. Mapear do fluxo da produção pode te ajudar nisso. Além disso, descubra novas atividades que podem ser realizadas neste tempo.

5. Faça o transporte adequado de insumos

Quando profissionais, equipamentos, insumos ou qualquer outro recurso é movimentado de um local para outro, desnecessariamente ou de maneira ineficiente, cria-se o desperdício de transporte. A situação pode ser piorada, considerando que no transporte pode haver perdas e danos. Nada disso entrega valor ao serviço que está sendo prestado ao cliente. Se o seu fornecedor está muito longe, pode ser a hora de mudar.

6. Organize o ambiente de trabalho

Quando se tem movimentos desnecessários de profissionais para executar as tarefas, estes são considerados desperdícios. Isso acontece quando não há um fluxo de atividades organizado, ocorrendo atraso do trabalho, baixa eficiência e mal desempenho dos profissionais. Manter o local de trabalho organizado e adequar o layout da sua produção pode ajudar. Faça com que os equipamentos e insumos fiquem posicionados mais perto dos profissionais, com isso se ganha na agilidade da execução do trabalho.

7. Acabe com desperdícios de processamento

Esses desperdícios são resultantes daqueles processos que não agregam valor, por exemplo os custos de vendas perdidas em virtude de desistências pela demora no atendimento. Tente identificar atividades que não agregam valor ao produto/serviço, analise criteriosamente todos processos e planeje ações para terminar com os desperdícios.




23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page